No dia 16 de novembro de 1960, morreu em conseqüência de um ataque cardíaco, o grande astro Clark Gable (que também sofria de câncer), duas semanas depois do final das filmagens de “Os desajustados” de John Huston. A última cena desse filme mostra os atores tentando capturar os últimos cavalos selvagens que estão soltos no deserto, cena que teria supostamente cansado e matado Clark. Esse foi também o último filme de Marilyn Monroe (que morreu antes de completar outro).
Clark Gable e Vivien Leigh em E o vento levou |
Gable nasceu em 01/02/1901 em Cadiz (Ohio/EUA) como William Clark Gable. Houve uma época em que ele parecia destinado ao fracasso, pois saiu da casa dos pais em 1919 acompanhando companhias teatrais, mas era barrado no cinema por causa de suas orelhas de abano (que foram corrigidas por cirurgia posteriormente). Nessa época conseguiu apenas papel de figurante em “Paraíso proibido” (1924) e “A viúva alegre” (1925). Em 1931 conseguiu seu primeiro papel secundário em “O deserto pintado” estrelou seu primeiro filme, “Tentação de luxo”. Já em 1934 recebeu o Oscar de melhor ator por “Aconteceu naquela noite” de Frank Capra. Seu filme mais conhecido é o clássico “E o vento levou” (1939) que está em todas as listas dos melhores filmes do cinema, onde ele viveu o galante Rett Butler ao lado de Vivien Leigh. É também um dos meus filmes preferidos.
Clark Gable e Ava Gardner em Mogambo |
Em 1942, após a morte de sua esposa, a atriz Carole Lombard, ele se inscreveu na Força aérea e serviu na 2ª guerra mundial, quando participou de curtas metragens. Dois anos depois retornou ao cinema, mas apesar de ter participado de mais 21 filmes até sua morte, o sucesso foi menor. Nesse período destacam-se “Aventura” (1945), “Mogambo” (1953), “Nas garras da ambição” (1955), “Esse homem é meu (1956), “Meu pecado foi nascer” (1957) e “Os desajustados” (1960), que ele não chegou a ver pronto. Também não conheceu seu único filho John Clark, fruto de seu casamento com Kay Williams.
0 Yorumlar